Concurso Paleoarte

INSTRUÇÕES E REGRAS DO CONCURSO

 

Formulario Inscrição

 

A intenção deste concurso, além de divulgar a paleoarte e ampliar o contato entre os artistas e os profissionais da Paleontologia, é incentivar novos talentos e promover paleoartistas em início de carreira.

 

  1. GERAL

a) Tema do concurso: O tema do concurso é “Paleontologia do Nordeste”. Dessa forma, as obras inscritas devem incluir reconstituições de animais, plantas e/ou paisagens que representem a paleoflora e paleofauna da região Nordeste do Brasil. Obras que forem consideradas pela comissão julgadora como não relacionadas ao tema serão desclassificadas.

b) Sobre a inscrição: O concurso é restrito para candidatos residentes no Brasil. As inscrições poderão ser enviadas até o dia 01 de novembro de 2017 para o e-mail colecionadoresdeossos@gmail.com. Cada artista pode inscrever até duas (02) obras no concurso (não é obrigatório inscrever duas obras). O artista deverá receber uma confirmação de sua inscrição, por e-mail, em até 10 dias úteis. Atenção: a obra apenas estará competindo se o artista receber a confirmação de inscrição por email, portanto fique atento. Serão aceitas ilustrações digitais, tradicionais, obras mistas, fotomontagens e esculturas. Podem participar tanto representações descritivas dos fósseis (desenhos técnicos), quanto reconstituições dos animais em vida. As imagens das obras devem ser enviadas em formato digital (.jpeg), em alta resolução (300 dpi). No caso de modelos tridimensionais ou esculturas, sugerimos a confecção de uma foto-montagem, com a apresentação da obra em diferentes ângulos, ou que o artista envie uma única imagem representativa da obra. Sugere-se também, no caso de esculturas, que o artista discrimine as dimensões da obra no item “breve descrição da obra”, na ficha de inscrição do candidato.

c) Categorias Artistas principiantes ou jovens artistas (artistas com menos de 13 anos) são encorajados a inscreverem-se na categoria ‘Iniciante’, já artistas com experiência* devem inscrever-se obrigatoriamente na categoria ‘Profissional’. *Por experiência entende-se: artistas que já trabalhem com ilustração/modelagem/escultura (independentemente se com paleoarte ou não) ou já tenham um portifólio artístico; e/ou artistas que já tenham participado de outros concursos de ilustração paleontológica no Brasil e/ou no exterior. A comissão julgadora poderá sugerir a realocação de inscrições de uma categoria para a outra, caso julgue apropriado. Sugerimos que paleoartistas já consolidados na área (premiados e/ou amplamente reconhecidos nacional e internacionalmente) evitem inscrever-se, deixando esse espaço para novos talentos e paleoartistas em ascensão.

d) Originalidade das obras: As obras deverão ser originais e inéditas. Por inédita entende-se: não ter participado de outros concursos de paleoarte anteriormente (nacionais ou internacionais). A comissão julgadora atentará para casos de plágio. A punição para essa ocorrência será a desclassificação da obra. Procure ser original ou, se for o caso, cite (na descrição da obra) o nome autor da arte em que você se inspirou ou está se baseando.

e) Julgamento das obras: As obras serão julgadas pelo seu rigor científico, originalidade, harmonia e qualidade técnica empregada. A comissão julgadora (a ser divulgada após o término das inscrições) será composta por paleontólogos e paleoartistas nacionais. Parte da nota final de cada obra será também composta pelo voto do público presente durante o evento em Vitória da Conquista (BA). Encorajamos os artistas a apresentarem obras com temas pouco retratados na bibliografia. Ademais, sugere-se fortemente que os artistas sigam as hipóteses paleontológicas mais atuais acerca da anatomia, biologia e ecologia das espécies extintas.

f) Divulgação do resultado Os resultados serão anunciados no dia 08 de dezembro de 2017 durante o evento PaleoNE 2017 em Vitória da Conquista/BA. Para os artistas que não puderem comparecer, o nome dos vencedores ficará disponível a partir da mesma data nas mídias do grupo Colecionadores de Ossos. Blog www.scienceblogs.com.br/colecionadores; Fanpage (https://www.facebook.com/colecionadoresdeossos; Canal no YouTube http://www.youtube.com/colecionadoresdeossos).

g) Premiação Todos os participantes do concurso receberão por e-mail, no prazo de até 30 dias, o seu certificado de participação. Os primeiros colocados nas duas categoria da competição receberão: Certificado especial e um kit com livros de Paleontologia, réplicas de fósseis, camiseta e outros itens. Caso estejam presentes no evento, receberão também a isenção da taxa para a viagem de campo a ser realizada na Chapada da Diamantina nos dias 9 e 10 de dezembro (ver detalhes aqui: http://paleonordeste.com.br/excursao/). Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão um certificado especial e um kit com itens sobre paleontologia. Caso os ganhadores não estejam presentes no evento, as premiações e certificados serão enviadas pelos Correios ao endereço cadastrado na ficha de inscrição.

——————————————————————————————————-

Ao concordar em participar, o artista permite que suas obras e sejam reproduzidas on line no blog (www.scienceblogs.com.br/colecionadores), site (www.colecionadoresdeossos.com), fanpage (https://www.facebook.com/colecionadoresdeossos) e canal do YouTube (http://www.youtube.com/colecionadoresdeossos) dos “Colecionadores de Ossos”.

 

As imagens serão sempre devidamente referenciadas e não serão utilizadas para fins comerciais.

 

Ao se inscrever, o artista ainda permite a impressão de sua obra para a realização de uma exposição durante o evento PaleoNE 2017.

 

DÚVIDAS deverão ser encaminhadas para colecionadoresdeossos@gmail.com. Informações adicionais serão sempre divulgadas pelo site do evento (http://paleonordeste.com.br/), pelo blog (http://www.scienceblogs.com.br/colecionadores) ou pela página do facebook (https://www.facebook.com/colecionadoresdeossos) dos Colecionadores de Ossos.